Friday, July 8, 2011

A Arte perdida de Ser Feliz

O Coach vive uma vida apostada na transformação contínua e constante felicidade (ou êxtase). Ao longo da história foram feitos vários estudos sobre a felicidade humana.

Hoje deixa-se aqui um resumo de vários estudos, numa síntese digna de qualquer revista cor-de-rosa: as 10 dicas das pessoas felizes.


1. Esquecer o Passado
Costuma dizer-se que uma das chaves da felicidade é uma má memória. Libertarmo-nos do passado, do mal que fizemos, do mal que nos fizeram, das dores e dos ressentimentos, é um dos caminhos mais rápidos para ser feliz.

Há que perdoar e relaxar.



2. Tomar responsabilidade pela nossa vida
Aqui aplica-se um axioma base: "O segredo da felicidade é a liberdade, o segredo da liberdade é a coragem".

É preciso termos coragem para nos responsabilizarmos pela nossa vida. Pararmos de culpar os outros ou as nossas condições pelo que nos acontece. Ter a coragem de nos responsabilizarmos por tudo o que nos acontece tem o efeito maravilhoso de nos dar escolhas. Podemos sempre escolher como reagimos a cada situação. Ter escolha dá-nos liberdade e a liberdade faz-nos felizes.




3. Construir relações
Esta deveria ser a prioridade de topo para todos os que querem realmente ser felizes. Nada nos faz tão feliz como o Amor. Nada é tão valioso ou precioso para a nossa estabilidade emocional, mental e espiritual, como estar profunda e imensamente apaixonado.

Dedicarmos o nosso tempo ao Amor e a aprender como construir melhores relacionamentos é o melhor investimento que podemos fazer para a nossa felicidade.



4. Construir o nosso carácter
Ser verdadeiro para com nós mesmos e com os outros.

A forma mais fácil de desenvolver o nosso carácter é começarmos a tomar decisões e a cumpri-las. Sermos firmes nas nossas decisões em vez de flutuarmos aleatoriamente ao sabor das nossas emoções, dos eventos da vida e do nosso ego.



5. Ser nós mesmos
Quantas vezes vivemos à luz dos desejos e expectativas dos outros? Quantas vezes procuramos nos outros as respostas para os acontecimentos da nossa vida?

Parar de viver a vida dos outros e começar a viver a nossa própria vida, fazer os nossos erros, aprendermos as nossas lições e seguirmos o que sentimos ser correcto abre todo um novo caminho para continuarmos maravilhados com a vida.






6. Vive o teu propósito
Uma das melhores formas de nos sentirmos continuamente felizes é quando sentimos que estamos no caminho certo. Quando encontramos o nosso propósito - aquilo que realmente é suposto fazermos - há uma paz e harmonia que se apodera de nós e, de repente, parece que todo o Universo conspira a nosso favor.

Se ainda não descobrimos o nosso propósito, há que continuar perseverantemente a busca. Se já o descobrimos há que ter coragem para o seguir.



7. Gratidão
Manter a nossa atenção continuamente em todas as coisas boas que temos e recebemos. Não importa o quão pesada e complicada seja a nossa vida, há sempre algo positivo a apontar. Quanto mais atenção damos às coisas positivas, e quanto mais nos sentimos gratos por elas, mais plenos e felizes vamos ser.



8. Sê positivo e trabalha criativamente
Quando estamos negativos e não queremos ser felizes é frequente não procurarmos soluções para os nossos problemas, mas sim problemas para todas as possíveis soluções que nos possam apresentar.

Manter um estado interior de positividade e confiança, e sendo criativo na nosso trabalho e em todos os aspectos da nossa vida, traz-nos a consciência de que cada momento guarda, escondido em si mesmo, infinitas possibilidades. Infinitas possibilidades para ser feliz.




9. Começar com o que já temos e transformar
As pessoas felizes não se queixam do que não têm, nem se limitam dizendo "eu gostava, mas". Não há "mas". Começamos o nosso caminho para a felicidade aqui e agora, com aquilo que já temos.

E ser feliz é um processo de transformação contínua, uma escolha permanente, uma viagem intensa e extasiante.



10. Ser compassivo e fazer os outros felizes
Tudo o que damos aos outros estamos na realidade a dar a nós mesmos. Desenvolver a capacidade de dar sem esperar nada em troca, de apoiar e elevar as pessoas à nossa volta, de fazer os outros felizes. Quando isto é feito com altruísmo e abnegação, é uma das formas mais rápidas para encontrarmos paz e tranquilidade.


"To love oneself is to love life. It is essential to understand that we make ourselves happy in making others happy." - Matthieu Ricard ...
 

4 comments:

  1. Esquecer o nosso passado, NUNCA.
    Somos aquilo que somos por causa do nosso passado.
    Saber perdoar, SIM ´e uma virtude e não esta ao alcance de todos.

    ReplyDelete
  2. Somos Salsa? Tens a certeza? :)

    Abraço,
    The Love Coach

    ReplyDelete
  3. Sim tenho. Grande parte das pessoas que esquecem o passado voltao a cometer os mesmos erros. Creio que aSim tenho. Grande parte das pessoas que esquecem o passado voltao a cometer os mesmos erros. A nossa personalidade vai sendo construída com as nossas vivencias boas ou mas. No cinema existem vários exemplos de jonh doe, e uma coisa que é comum a todos eles é a procura incessante do seu passado.

    ReplyDelete
  4. São duas perspectivas diferentes.

    A forma aqui apresentada era aquela a que tinhas anuído primeiramente.

    Esquecer o passado não no sentido de não nos lembrarmos, mas sim de perdoarmos. De não nos deixarmos prender por mágoas e ressentimentos.

    Mas também, o viver aqui e agora, completamente no presente, é uma chave tremenda para ser feliz. Isso implica libertarmo-nos do passado e das ideias que temos acerca de quem somos.

    Nós somos bem mais que uma mente atabalhoada de memórias. :)

    Um abraço,
    The Love Coach

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...