Saturday, September 19, 2009

Procrastinação

Muitas pessoas se queixam de que "é tudo muito bonito, mas a vida não funciona assim... filosofias!".

Reparem: se sempre que aparecer alguém a mostrar-vos que a vida pode ser diferente vocês virarem a cara - com ar sarcástico e superior - e disserem "tá bem tá, falas bem mas não me encantas", vocês vão ter um sucesso bestial em ter razão.

A vossa vida vai realmente ser sempre igual. Um contínuo acumular de quase nadas. Uma sucessão de eventos mais ou menos aleatórios aos quais vão reagindo ardilosamente. Vão ter o vosso trabalho, subir na carreira, amores, desamores, ferias e trabalho, algum lazer, estar encaixados no molde, e depois morrer. Desejo-vos o melhor.

É preciso compreender que não se vendem aqui fórmulas mágicas. Tudo é possível mas é preciso trabalharmos para isso. Tudo depende de nós. Somos nós que decidimos e criamos a nossa vida. Mesmo quando decidimos não decidir e não fazer nada. Mesmo quando decidimos não acreditar, não investigar, não investir em nós. Mesmo quando decidimos ser só mais um barco à bolina no mar. É sempre uma escolha.




E eu gostaria de motivar-vos a fazerem outra escolha. Carreguem na imagem acima para ver maior. Leiam e sintam com toda a atenção. Leiam novamente. Sintam. Já pensaram nas infinitas possibilidades que cada dia acarreta? No entanto vocês estão aqui a fazer refresh à vossa inbox, a ler blogs e activamente à procura de algo para ocupar a vossa mente. Estão - em termos clínicos - a procrastinar.

A procrastinação é a mais comum doença, menos diagnosticada, dos nossos tempos. Podem ler de novo, eu sei que foi num português manhoso. Procrastinar significa - sucintamente - adiar continuamente aquilo que se tem para fazer. Normalmente este adiar vem conjuntamente com uma busca activa por distracções.

E é nos momentos de procrastinação que tudo - o que não está relacionado com o que temos que fazer - importa. De repente tenho que arrumar a casa. Agora é importantíssimo voltar a reler o meu blog desde o início e ir ver todos os comments que já me fizeram. Agora é essencial telefonar e resolver aquele assunto a que não dei importância durante meses. Ahhh não falo há tanto tempo com a Rita... deixa ver se quer ir tomar um café. E tudo e tudo. Agora - que tenho uma responsabilidade, que tenho algo para fazer mas não me apetece - todo o mundo é mais interessante. E assim vamos andando.

Isto é a forma clássica de procrastinação. O problema é que normalmente aquilo que temos para fazer - aquilo que é realmente a nossa responsabilidade - é evoluir, é viver plenamente, é ser felizes. E isso não nos apetece mesmo nada. Dá muito trabalho. Esta é uma forma mais subtil de procrastinação, porque podemos convencer-nos que estamos realmente a fazer algo pela vida, não fazendo nada.

Esta forma de procrastinação está relacionada com a nossa consciência. Vamos procrastinando o tornarmo-nos conscientes. Vamos adiando a felicidade - alimentando-nos de momentos de alívio aqui e ali - a saúde, o Amor e a Alegria. Há tempo, para quê ser feliz já? Afinal isso dá trabalho e eu estou tão bem aqui sossegadinho.




Vamos adiando a vida, como se tivéssemos todo o tempo do mundo. Vamos procrastinando a existência.

E o primeiro passo para mudar é estarmos conscientes disto. De que estamos inconscientes.

Na psicologia estudam-se vários modelos de aprendizagem. Um deles apresenta-nos várias fases na aprendizagem, em que a primeira é curiosamente: eu não sei que não sei. E é aqui que a maioria de nós está. Não sabemos que não sabemos viver. Não sabemos que não sabemos ser felizes. Nem pensamos sobre isso, nem vemos as possibilidades que aparecem a todos os instantes. Não sabemos, mas podemos saber.

Pois então - voltando ao início - decidam saber. Decidam sentir. Decidam mudar. Decidam transformar. Decidam Amar. Decidam ser felizes. Uma caminhada de 1000 kms começa com um primeiro passo.

Vamos a isto. Dêem o primeiro passo. Queiram, desejem, motivem-se.




Procrastination is like Masturbation; In the end you're just screwing yourself” - Desconhecido ...


13 comments:

  1. Confissão: Procrastinar foi a pior coisa que me aconteceu na vida. Há tempos entrei em depressão e adiei tudo na vida. Coisas grandes e pequenas. Adiei o amor, o perdão, os sonhos, os trabalhos que queria realizar, deixei de abrir a caixa de correio, porque pretendia fazê-lo sempre no dia seguinte... Consultas médicas, as despesas mensais, os amigos, idas ao cabeleireiro, a depilação, um telefonema... Tudo ficou para depois.
    Um depois que nunca chega, porque o presente se anula e tudo se projecta para um futuro incerto. Tudo vale como desculpa, para adiar só mais um bocadinho o que nos obriga agir...
    A mim valeu-me um abanão valente de quem nunca deixou de me amar. O resto são outras histórias :)

    ReplyDelete
  2. Não posso concordar mais e sumarizar tão bonito texto numa máxima meio ordinária que um amigo meu repetia até à exaustão:"Quem hesita, masturba-se."

    Esse meu amigo foi atrás de um sonho poético dele, que ainda não conseguiu realizar no seu todo, mas apenas em parte, mas que lhe está a dar a possibilidade de conhecer um mundo novo, ter novas experiências, sentir-se vivo. Ainda que para isso tenha de ter mudado a vida toda, literalmente. Teve essa coragem, de não continuar a adiar viver. Oxalá todos possamos ser tão corajosos.

    Ass:Miss V. nos dias que não sou a Última Noite

    ReplyDelete
  3. Concordo plenamente! É exactamente o tema do dia na minha vida.
    Às vezes tenho a sensação que está a escrever estes textos exactamente para mim :)
    E hoje decidi que vou ser feliz, contra tudo e contra todos. Porque mereço, e 5 anos de procrastinação são suficientes!

    ReplyDelete
  4. A vida é feita de sonhos, de desejos, de vontades... Infelizmente, nos dias de hoje, torna-se difícil realizar ou cumprir esses sonhos e desejos.
    Eu sou apologista do que defende, ou seja, que não devemos adiar aquilo que temos para fazer. Todavia, a minha parte racional, não pode deixar de funcionar e de se impor. Ora vejamos o seguinte exemplo: uma pessoa trabalha no estrangeiro, bastane longe da família e dos amigos. Por acaso, está a fazer algo de que gosta e, como é uma pessoa que gosta de viajar e de aventura, durante alguns anos, foi aproveitando mais ou menos o facto de estar fora e poder fazer o que tanto gosta: viajar e conhecer novas culturas. Alguns anos já se passaram e a pessoa sente-se cansada, sente que está a perder raízes, sente que perdeu amigos, relações, histórias, episódios... Actualmente, vive um dilmema: regressar à pátria, mesmo sabendo que vai ficar desempregada, ou continuar a adiar algo que deseja muito, mas mantendo o seu emprego e salário? O que é que pesa mais nesta balança? O adiar o sonho ou partir para a luta do mesmo, independentemente das consequências?
    Honestamente, que conselhos daria a esta pessoa?!

    Continue a obrigar-nos a meditar, mesmo que isso nos "doa".

    VV

    P.S. Não sei se o título se adequa à qualidade do seu texto, mas se gostou, "sirva-se" ahhahahahhaha.

    ReplyDelete
  5. É para a Violet e para mim. Cada dia que chego a este blogue leio aquilo que responde à pergunta que me inquieta o espírito. Coincidência? Há quem diga que não há acasos e que tudo acontece por uma razão. Seja como for, os textos são bons, os temas, do mais pertinente possível, e absurdamente actuais, para alguns de nós.

    ReplyDelete
  6. "Vamos adiando a vida, como se tivéssemos todo o tempo do mundo. Vamos procrastinando a existência."
    E porque a vida passa num instante e há um instante que nos muda a vida...o melhor é aproveitar, saborear, enfrentar, recuperar, fazer, sentir. Viver de A a Z, de norte a sul, de este a oeste.

    ReplyDelete
  7. E é o grande erro do ser humano. Adiar tudo para um amanhã que nunca sabemos se chegará ou não.
    Acho que muita gente não tem noção de que agora estamos aqui mas que daqui a cinco minutos podemos já não estar.
    Eu posso dizer que já levei uns valentes abanões e fizeram-me bem.
    A melhor altura para ser feliz, amar, rir, sorrir, abraçar o mundo é AGORA!

    Parabéns pelo blog... Cada vez melhor!!

    ReplyDelete
  8. Este post fez-me pensar e refelctir no que me aconteceu há 2 anos trás e no que me tinha prometido, *Não Procrastinar*, e eis que acordo para a realidade e vejo que ando novamente a adiar muitas coisas na minha vida...algo que me tinha prometido não voltar a fazer!
    Obrigada.
    Continua com este blog fantástico!

    ReplyDelete
  9. Estas coisas da auto-motivação anti-procastrinadora é coisa para me fazer reflectir.


    Dá vontade de pegar nas trouxinhas e mudar metade das coisas "erradas" na minha vida.

    ReplyDelete
  10. Ariops,

    Marta: Que bom que tiveste Amor.. é a melhor forma de não nos deixarmos cair :)

    Ultima miss: woa, fico feliz pelo teu amigo. Há cada vez mais pessoas a sair do carreirinho e desbravar o mato. Bem-haja para ele e para Ti. :)

    Violet: Fico tão feliz que assim seja. Força e perseverança. Talvez o último post te possa ajudar também. Após decidir é mt fácil oscilar, voltar a cair, ter preguiça e esquecer... certifica-te de que és dos que persistem. Coragem* :)

    Algotonta: Não poderei fazer uma análise tão superficial, as coisas nunca são tão simples... mas recomendaria a essa pessoa que visse o meu último post. Recomendaria a essa pessoa que projectasse a sua morte a curto prazo na sua vida. Como o Steve diz "tudo o que não importa desaparece, face à morte, deixando apenas aquilo que realmente faz a diferença". Em geral, adiar sonhos nunca me parece boa politica. Porque podes morrer amanhã e aquilo que levas contigo é "adiei". Mas cada situação é uma situação. E o carpe diem nem sempre é a melhor solução, há que ter consciência. :)

    Carla: right on :)

    Claudia: plenamente de acordo. O melhor local é aqui, a melhor altura é agora. É tudo o que temos, tudo o resto é ilusão.

    Mariposa: é, a inconsciência e o automatismo apoderam-se de nós com uma força tremenda. É mt mais fácil descer que subir. Não percas a força*

    Rosinha: Pega. Muda. Faz. Desejo-te tanto bem :)


    Um abraço,


    The Love Coach

    ReplyDelete
  11. Coach...

    Porque e que "procastinamos" e essas coisas todas mesmo depois de termos consciencia de que o fazemos mas n mudamos??? Continuamos sempre a "procartinar" conscientemente??? Somos cobardes??? Temos o conhecimento na mao e nao o conseguimos usar porque???

    ReplyDelete
  12. Coach, retirei uma frase para colocar no EscritaLambida.
    Espero que não me leve a mal.

    Este post diz-me muito!

    Abraço,

    ReplyDelete
  13. Viva,

    Shizuka: Porque por vezes a nossa letargia é mais forte que nós mesmos. É por isso que precisamos por vezes de alguém para nos guiar. Somos como crianças, precisamos ainda do papá ou da mamã para nos dizerem o que temos que fazer. Mas como já somos grandes, muitas vezes, não aceitamos papás nem mamãs e ficamos sózinhos com a nossa estupidez :)

    João: Não levo a mal e agradeço, tudo o que faças no sentido de divulgar este espaço ou o conhecimento nele contido é muito bem-vindo. :)

    abraço,

    The Love Coach

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...