Tuesday, September 22, 2009

Ser, Amar, Viver

Como falado em posts anteriores, o Coach defende um estado de felicidade contínua.

Este estado de felicidade contínua está alicerçado numa capacidade de continuamente rever, transmutar e transformar os nossos mapas mentais. Os nossos conceitos interiores. De estarmos em permanente aprendizagem. De não sermos preguiçosos. De sair do nosso espaço de conforto e abdicarmos do comodismo em prol do êxtase do viver.

O maior obstáculo a esta transformação é sempre o medo. Quantas vezes sabemos - melhor que ninguém - exactamente o que nos faria felizes? Quantas vezes nos vemos presos em situações escatológicas, das quais voluntariamente não saímos? Quantas vezes responsabilizamos o mundo, a vida e as circunstâncias pela nossa infelicidade? Quantas vezes nos sentimos vítimas da nossa própria existência?

E porque é que não mudamos nada disto? Por Medo. Porque é mais agradável assim. Porque é mais confortável assim. Porque iria dar imenso trabalho mudar "isto tudo".



Aqui fica então uma framework de trabalho. Algumas guidelines para quem quiser verdadeiramente dar o próximo passo.

Para chegarmos ao estado contínuo de Felicidade é condição necessária - mas não suficiente - seguir estes passos:

  1. Encontrar a Motivação para a mudança
  2. Tomar uma forte e firme Decisão de mudar
  3. Ter a Força de Vontade e Coragem necessárias
  4. Perseverança. Confiar, acreditar, persistir. Não desistir.


Nada ilustra melhor uma ideia que uma imagem. Nada ilustra melhor uma realidade que um exemplo vivo.

O Steve Jobs é um dos homens mais bem-sucedidos do mundo. Ele é o director geral da Apple (iPods, iMacs, iPhones, iTudo) e da Pixar - o maior estúdio de animação digital do mundo (toy story, finding nemo, the incredibles, etc).

O que pouca gente sabe é a história de vida deste homem e do que ele trabalhou para chegar onde chegou. Em 2005 ele deu um discurso na universidade de Stanford. Foi um discurso preparado para recém-licenciados. Para aquelas crianças que iam agora começar a sua vida activa. É um dos exemplos mais motivadores e inspiradores que conheço. E são essas palavras que hoje quero partilhar com vocês.


Talvez muitos de vocês já conheçam este discurso, mas volto a recomendá-lo. Parem tudo. Desliguem o msn. Tirem o som do telemóvel. Fechem os blogs e o email.


Dediquem 13 minutos da vossa a vida a ver e sentir - com toda a atenção - esta mensagem:

Parte1:



Parte2:





May you be inspired.


"Your time is limited, so don't waste it living someone else's life. Don't be trapped by dogma — which is living with the results of other people's thinking. Don't let the noise of others' opinions drown out your own inner voice. And most important, have the courage to follow your heart and intuition. They somehow already know what you truly want to become. Everything else is secondary" - Steve Jobs ...

5 comments:

  1. Não conhecia e agradeço imenso te-lo feito chegar até mim! Acho que vou "rouba-lo" e colocá-lo no meu blogue porque há muitas pessoas que conheço que precisam de um incentivo, de uma motivação, de um exemplo. E eu hoje encontrei uma das muitas formas existentes de as ajudar. Obrigado*

    ReplyDelete
  2. Um grande testemunho de vida e um grande exemplo para todos nós. Realmente, é preciso muita coragem e correr riscos para mudar! Pena que tenhamos a tendência para nos esquecer que estamos de passagem e que, por isso mesmo, devemos aproveitar ao máximo e fazer o que realmente nos dá prazer e alegria.
    Muito obrigada pelo excelente post.
    Mais uma vez, obriga-nos a pensar e muito. Isso é bom...

    VV

    P.S. Depois do meu último comentário, não podia ler resposta mais adequada e incisiva! Obrigada!

    ReplyDelete
  3. É, o Steve é dos bons :)

    Aos que a sentirem, espalhem a mensagem dele. Inspirem, elevem, transformem. Potenciem :)


    Um abraço

    The Love Coach

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...