Wednesday, September 23, 2009

Leituras

"Sim senhor, Coach, muito bem dizido. Já deves ter lido este livro não? E aquele? Fogo tens que ler, aprende-se muito."

Isto tem sido frequente nos contactos que recebo. Permitam-me ser claro: o Coach não aprendeu a ler, aprendeu a fazer. E é assim que toda a real aprendizagem se dá.




Não advogo a não-leitura nem a não-teoria. Mas a teoria sem prática é completamente estéril. Não serve para nada. Alimenta-nos a mente e o ego, mas não produz nenhum resultado prático. Nenhuma transformação. O equilíbrio será algo em volta de 30% de teoria para 70% de prática.

Eu próprio já recomendei aqui livros, e irei recomendar mais. Mas lembrem-se: a ler não aprendem nada. Aprendem muito pouco. Aprendem um bocadinho, vá. Mas não aprendem a Vida, o concreto, aprendem apenas as conceptualizações de outros. Aprendam as vossas conceptualizações, aprendam a vossa vida, o vosso concreto, as vossas mulheres, as vossas situações, o vosso real.

Pratiquem.


"Uma grama de prática vale mais que toneladas de teoria" - Mahatma Gandhi ...


6 comments:

  1. Porque é que meteste um pic da Paris Hilton?!? Ela nem sabe ler!! :D


    *

    ReplyDelete
  2. Mas deve saber fazer... ;-)

    Coach, que mais posso acrescentar?
    Concordo!

    ReplyDelete
  3. E a pratica é sempre bem mais divertida ;)

    kiss kiss

    ReplyDelete
  4. Eu aprendi a gostar de ler nos últimos anos, não era algo que me fascinava, mas é importante fazê-lo, mas sem dúvida que como se diz "um gesto vale por 1000 palavras", quer escritas ou faladas, é nossa atitude que faz toda a diferença!

    ReplyDelete
  5. Viva :)

    A Paris é um exemplo de pouca teoria e muita prática. Não é necessariamente o mais harmonioso, ou algo a seguir... mas enfim, é um exemplo :D

    Abraço,
    The Love Coach

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...